MENU

Congresso da Contraf-CUT começa nesta sexta-feira

Bancários definirão a nova direção da entidade e debaterão a organização e linha política da entidade

Publicado: 01 Abril, 2022 - 10h47 | Última modificação: 01 Abril, 2022 - 11h57

Escrito por: CUT-PR

notice

Nesta sexta-feira (1), começa em São Paulo, o 6º Congresso da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT). Em função da pandemia, o evento acontecerá em formato híbrido, com participação tanto presencial quanto em ambiente virtual. Até domingo os delegados eleitos em sindicatos de todo o Brasil definirão a nova direção executiva, suplentes, conselho fiscal e o conselho diretivo da entidade.

 

Mais do que isso: os delegados e delegas presentes debaterão a linha política e organizativa da Contraf-CUT para o próximo mandato, que tem duração de quatro anos, além de alterações estatutárias.  “Este é o momento mais importante para a entidade, pois é quando nortearemos nossas ações para o próximo período, que se apresenta um cenário de muita dificuldade, num ano de Campanha Nacional e eleições majoritárias, que serão de fundamentais para definir o futuro do Brasil”, afirmou Juvandia Moreira, presidenta da Contraf-CUT.

Joka Madruga / SEEB CuritibaJoka Madruga / SEEB Curitiba
Elias Jordão, diretor executivo da Contraf-CUT

O diretor executivo da entidade, Elias Jordão, um dos representantes do Paraná na atual direção, destaca o papel de reconstrução do País por meio de encontros como este. “Mais do que um congresso eleitoral, queremos debater os destinos do país, e nosso foco principal é da reconstrução do Brasil com democracia, soberano, sem fome, com dignidade e com direitos para todos", enfatizou.

 

Para o presidente da CUT Paraná, Marcio Kieller, o Congresso é um dos momentos mais importantes para a categoria. “Além de escolher os seus representantes, também é a hora de ampliar o debate sobre as nossas lutas, a nossa organização. Isso acontece em um cenário em que a unidade da classe trabalhadora é imprescindível para que o Brasil retome o caminho do desenvolvimento social e econômico”, apontou Kieller, que é bancário e participará do encontro em São Paulo.

 

Durante os três dias de debate passarão pelo congresso nomes como da presidenta do PT, Gleisi Hoffman, da jurista Carol PRoner, o economista do Dieese, Gustavo Carvazan, a ex-diretor do Banco Interamericano (BID), Maria Cristina Penido de Freitas e Clemente Ganz Lúcio. Entre os temas a serem debatidos estão a conjuntura nacional e internacional, retratos da categoria e um projeto de regulamentação do sistema financeiro nacional.