CUT é solidária à luta das servidoras e servidores públicos de União da Vitória

Categoria está em pé de guerra com a administração municipal por conta de Reforma da Previdência que destruirá aposentadoria

Publicado: 21 Fevereiro, 2022 - 11h16 | Última modificação: 21 Fevereiro, 2022 - 14h05

Priscila Brittes

No final da tarde da última sexta-feira (18) centenas de servidor(as)es públicos de União da Vitória foram às ruas para lutar contra o Projeto de Lei, de autoria do poder executivo municipal, que pretende implantar uma série de mudanças no sistema de previdência social da categoria. A manifestação levou um grande número de trabalhadores e trabalhadoras até o centro da cidade.

“A proposta do prefeito Bachir Abbas (PP), da base de apoio de Jair Bolsonaro, na prática é um copia e cola do projeto do Governo Federal. Destrói o plano de aposentadoria, dificulta o acesso e reduz garantias no curto, médio e longo prazo. Nós, da CUT, estamos solidários aos servidores e servidoras que estão em luta contra este projeto”, afirma Vandré Silva, secretário de comunicação da CUT Paraná.

O PL deverá começar a tramitar na Câmara de Vereadores nos próximos dias e a categoria promete novas manifestações para tentar barrar o projeto. Uma das estratégias é a mobilização para pressionar os vereadores para que votem de forma contrária. “Aos poucos as maldades do Governo Federal começam a se espalhar pelos estados e municípios. É preciso impedir ações como esta de prosperarem em todas as esferas. Precisamos retomar um projeto popular, democrático e inclusivo”, completou o presidente da CUT Paraná, Marcio Kieller.

Entre as principais mudanças previstas no projeto destacam-se a criação de novas alíquotas de contribuição, com o trabalhador pagando mais e recebendo menos, cálculo diferenciado que reduz o valor da aposentadoria, entre outras maldades. “Certamente não é um fato isolado o que acontece em União da Vitória. Por este motivo precisamos manter a unidade da classe trabalhadora e lutar contra esses retrocessos que acontecem em diversos municípios não apenas do Paraná, mas de todo o País”, apontou o presidente da Federação dos Servidores Públicos Municipais do Paraná (Fessmuc), Antônio Carlos do Nascimento, o Bananinha.