acc toolbox
Contraste de cores
Tamanho dos textos
Conteúdo em destaque
Ampliar elementos
learn more about  toolbox
MENU

CUT na retomada das Caravanas da Esperança

Primeira etapa de 2022 foi em Apucarana, região centro norte do Paraná

Publicado: 25 Março, 2022 - 10h06

Escrito por: CUT-PR

Eduardo Matsyak
notice

Na noite desta quinta-feira (24) foi retomada a Caravana da Esperança. O movimento, que pretende discutir o Paraná e o Brasil dos trabalhadores e das trabalhadoras, teve seu reinício em Apucarana, na região centro-norte do Estado. A CUT Paraná, a exemplo do ano passado, esteve presente neste movimento.

 

Centenas de pessoas lotaram o Cristal Palace Eventos, na cidade, para ouvir o ex-governador Roberto Requião e diversas lideranças políticas, dos movimentos sociais e sindical. O presidente da CUT Paraná, Marcio Kieller, ressaltou a importância destas mobilizações. “A Caravana está contagiando as cidades por onde passa, trazendo o recado da esperança e da organização das trabalhadoras e trabalhadores para um novo momento. Precisamos trazer o Paraná, novamente, para aqueles que mais precisam de políticas públicas, programas sociais e de um Estado presente”, argumentou.

Eduardo MatsyakEduardo Matsyak 

Segundo ele, para que isso ocorra, é necessária a interface com a classe trabalhadora, situação que não ocorre hoje. “Temos a certeza que não há ninguém melhor para fazer essa discussão. Estamos vendo nas atitudes. O Ratinho Júnior ataca o movimento sindical, atacando a organização dos trabalhadores e trabalhadoras. Estamos empenhados em construir comitês populares em sindicatos, brigadas digitais, precisamos conversar com as pessoas e combater às fake news”, completou Kieller.

 

A secretária geral da APP Sindicato na região, professora Marlene Pavani, relembrou as ações do Governo Requião para a Educação. ““Eram projetos que faziam a diferença na sala de aula e até a merenda escolar era outra. Atualmente, temos sofrido tanto descaso na Educação, com salas superlotadas, merenda sem qualidade, e, especialmente no período de pandemia, acumulamos muitas cobranças e o ‘mínimo de incentivo por parte do Governo”, recordou.

 

O presidente do PT do Paraná, Arilson Chiorato, criticou as prioridades de Ratinho Júnior, que enquanto aumenta a conta da luz e da água para o povo, por outro lado, concede incentivos fiscais e renúncias para grandes empresas. “Antes disso tivemos as tarifas congeladas e tínhamos o controle da Copel e da Sanepar, onde o lucro era revertido para programas sociais que beneficiavam a população. Mas hoje temos um governo que renunciou 17 bilhões de reais em impostos para sabe se lá quem. Queremos alguém que olhe nos nossos olhos e traga esperança para os trabalhadores, chega de falsas promessas, queremos novamente alguém transformou o Paraná de verdade”, destacou.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.