MENU

CUT Paraná ao lado do Sinefi contra práticas antissindicais

Dirigente do Sindicato dos Eletricitários de Foz do Iguaçu está sendo perseguido por cobrar direitos da categoria

Publicado: 27 Agosto, 2025 - 09h37

Escrito por: CUT-PR

notice

A CUT Paraná manifesta seu irrestrito e total apoio ao Sindicato dos Eletricitários de Foz do Iguaçu (Sinefi) e ao seu dirigente sindical, punido pela Copel. O trabalhador em questão participa de um espaço legítimo de debate entre colegas de trabalho, em uma rede social, exercendo sua função de representante da categoria e cobrando direitos legítimos de todas e todos a quem representa — sempre em debates corriqueiros e comuns em qualquer ambiente semelhante.

Contudo, a ação da Copel, de punir o dirigente por debates e cobranças em um grupo fechado, cujos participantes eram todos funcionários da empresa, surpreendeu a todos. O fato apenas demonstra a dificuldade em lidar com os direitos da classe trabalhadora por parte de gestores de empresas, sejam elas públicas, privadas ou de economia mista. Sobretudo porque tudo foi feito fora do horário de trabalho, com equipamentos eletrônicos próprios e sem qualquer informação falsa ou caluniosa.

O tom da conversa dizia respeito exclusivamente aos direitos trabalhistas. Não houve ataques pessoais, nominais ou qualquer conduta que fugisse à normalidade das relações de trabalho. De um lado, a empresa tentando suprimir direitos; de outro, um trabalhador cobrando melhorias nas condições de trabalho e se posicionando contra a precarização.

Punir um dirigente sindical pelo exercício da atividade que seu mandato lhe confere vai contra todas as normas legais e morais. Coagir e intimidar não é atitude de gestores, mas de carrascos que atacam a saúde mental de quem constrói uma empresa que é orgulho dos paranaenses. A liberdade sindical e a autonomia das entidades, bem como dos representantes eleitos da categoria, são cláusulas pétreas em qualquer sistema democrático do mundo.

A CUT Paraná reitera seu compromisso com a liberdade e a autonomia sindical, assim como o apoio ao Sinefi e seus dirigentes, entidade destacada pela luta em defesa dos direitos de sua categoria e de toda a classe trabalhadora.