MENU

CUT Paraná lamenta falecimento do professor Pedro Bodê

O ex-coordenador da Comissão Estadual da Verdade teve uma vida dedicada aos direitos humanos

Publicado: 29 Novembro, 2021 - 10h20 | Última modificação: 29 Novembro, 2021 - 10h32

Escrito por: CUT-PR

Ascom / UFPR
notice

A CUT Paraná, com pesar, lamenta o falecimento neste sábado (27), do professor Pedro Bodê. Ele faleceu aos 61 anos, em Curitiba, vítima de um câncer. A Central soma-se ao sentimento de luto de amigos, colegas e familiares e de toda a sociedade paranaense, que perde um ferrenho defensor dos direitos humanos e um brilhante intelectual.

“Com forte contribuição acadêmica e compromisso com a democracia, Pedro Bodê é referência em estudos e atuação na área da segurança pública. Deixa um legado na área de Sociologia e Antropologia, principalmente nos temas sobre controle social, violência, sistema penitenciário, juventude e criminalização”, diz trecho do comunicado no site da Universidade Federal do Paraná (UFPR), onde lecionava.

“É uma perda irreparável para todos os paranaenses, brasileiros, que veem nos direitos humanos uma ferramenta insubstituível de luta pela igualdade social. Aprendi muito em minha convivência com Bodê e estamos todos consternados com sua partida”, comentou o presidente da CUT Paraná, Marcio Kieller, que conviveu com o professor durante os trabalhos da Comissão Estadual da Verdade no Estado, que investigou crimes da Ditadura Militar.