CUT Paraná segue pressionando pela reabertura da Fafen

Central participa de atos e reuniões para que unidade volte a funcionar da maneira mais rápida possível

Publicado: 03 Abril, 2024 - 09h28

A CUT Paraná segue pressionando as autoridades pela reabertura da Fafen, em Araucária. A fábrica, fechada durante o governo de Jair Bolsonaro, é capaz de gerar mais de 3 mil empregos diretos e indiretos. Além disso, em determinados momentos, pode chegar a 5 mil trabalhadores ligados ao seu sistema.

“Encontramos com representantes do sindicato que nos mostraram o modelo de planta e a forma colocar sua estrutura em atividade novamente”, explica o secretário de saúde do trabalhador da CUT Paraná, José Lima, o Boca, que participou de uma reunião na última quinta-feira (28) com o diretor geral da unidade, Mario Dal Zot e com o diretor industrial Ricardo Marinho.

Atualmente a fábrica que está há quatro anos fechada e completou em março 42 anos de existência é uma saída, por exemplo, para garantir que o Brasil não fique dependente de fertilizantes importandos e vulnerável as questões externas, como aconteceu no início da guerra entre Rússia e Ucrânia.