CUT Paraná visita instalações da Fafen-PR

Fábrica de Fertilizantes, em Araucária, foi fechada por Bolsonaro e deve ser reativada

Publicado: 25 Agosto, 2023 - 10h06 | Última modificação: 28 Agosto, 2023 - 11h17

Escrito por: CUT-PR

O presidente da CUT Paraná, Marcio Kieller, visitou nesta quinta-feira (24) a Fafen-PR, fábrica de fertilizantes localizada em Araucária e que foi fechada por Jair Bolsonaro. Além de gerar centenas de empregos e movimentar a economia regional, a Fafen-PR tem importância estratégica para a produção de alimentos. Cenário que ficou ainda mais evidente a partir da guerra da Rússia e Ucrânia.

“Visitamos o coordenador do projeto de reativação da Fafen-PR, Mário Dal Zot. O reinício da produção tem todo o apoio da CUT. Sabemos da importância para o Paraná e também para a agricultura. Somos parceiros e estamos encampando essa luta para que o governo Lula coloque a fábrica, novamente, em funcionamento da forma mais rápida possível. Essa visita apenas reforçou esse sentimento”, apontou.

“Estamos muito ansiosos para voltar a produzir aqui na FAFEN Araucária, pelos mais de 1000 empregos diretos e também pra ajudar a balança comercial brasileira reduzindo a dependência externa desse importante insumo para agricultura”, completou o coordenador do projeto, Mário Dal Zot.

Recentemente em visita à Fafen-PR, o presidente da Petrobrás, Jean Paul Prates, também sinalizou com a reabertura. “E o que foi parado? O que foi desmobilizado?  Vamos tornar eficiente, vamos trabalhar os números, vamos mostrar que ninguém vai fazer caridade, não. Nós vamos colocar para trabalhar e vamos fazer a Fafen voltar a funcionar logo. Porque não é possível que essa unidade não seja eficiente, sequer gás ela precisa para operar. Então, vamos colocá-la para funcionar”, prometeu Prates.