CUT realiza no domingo a 7ª Pedalada pelo Fim da Violência contra as Mulheres
Atividade será realizada a partir das 9h com saída da Praça Santos Andrade
Publicado: 20 Março, 2019 - 08h43 | Última modificação: 20 Março, 2019 - 11h00
Escrito por: CUT Paraná
No domingo (24) a CUT Paraná realiza a 7ª edição da Pedalada pelo Fim da Violência Contra as Mulheres. A concentração será às 9h na Praça Santos Andrade, no centro de Curitiba. Ao todo, são 5,5km de percurso. Os ciclistas e pedestres seguirão pela Rua João Negrão até a Rua Marechal Dedoro, passando pela Emiliano Perneta, Brigadeiro Franco, Padre Agostinho até chegar na Avenida Cândido Hartmann onde encerrarão a atividade no Parque Barigui.
O evento, que acontece tradicionalmente em março, este ano terá uma motivação especial: uma homenagem à professora Lirani Franco, falecida em fevereiro deste ano. “Fizemos esta homenagem porque Lirani é uma síntese deste movimento. Mobilização de pessoas, luta em defesa da igualdade de gênero e pelo fim da violência contra a mulher”, explica a secretária da mulher da CUT Paraná, Anacélie Azevedo. A Reforma da Previdência, segundo a dirigente, também será lembrada durante a atividade. "Uma vez aprovada, será uma nova violência contra s mulheres, ha avisto que somos a maioria quando falamos em trabalho precarizado, com alta rotatividade, além do acúmulo da jornada doméstica", completou.
Nesta edição, segundo Anacélie, a central também reforça que o objetivo é reunir ciclistas mas também pedestres. “Pessoas que não queiram andar de bicicleta também podem ir conosco. O trajeto será feito de forma tranquila para que seja a pé ou de bicicleta as pessoas possam participar e dividir o mesmo ideal que é o fim da violência contra as mulheres”, completa.
De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil tem uma taxa de quase cinco assassinatos por 100 mil mulheres. “Somos hoje o 5º país na colocação entre os 83 avaliados que mais matam mulheres. É um dado assustador e em vez de existir um recrudescimento da violência, ela continua crescendo, sobretudo devido a falta de políticas públicas eficientes nos últimos três anos. O mesmo se reflete na estatística de que acada 11 segundos uma mulher é estuprada no Brasil”, enfatiza.
As pedaladas também deverão acontecer ao longo do ano em outras cidades do interior do Paraná, a exemplo dos últimos anos.
Serviço: 7ª Pedalada pelo Fim da Violência Contra as Mulheres
Data: Domingo, 24 de março de 2019.
Horário: 9h
Local: Saída da Praça Santos Andrade, no centro de Curitiba.