MENU

Etapa estadual da Conae 2024 debate desafios e soluções para a educação

Evento reúne na APP-Sindicato representantes de todo o Paraná e de diversos setores da sociedade

Publicado: 28 Novembro, 2023 - 11h58 | Última modificação: 28 Novembro, 2023 - 12h45

Escrito por: CUT-PR com informações da APP-Sindicato

Ascom / APP-Sindicato
notice

Acontece, em Curitiba, desde a manhã de segunda-feira (27), na sede da APP-Sindicato, a etapa estadual da Conferência Nacional Extraordinária da Educação (Conae 2024.). Aproximadamente 600 delegados e delegadas de diversos setores da sociedade estão empenhados em avançar no debate e construir propostas para o novo Plano Nacional de Educação que terá vigência até 2034.

“Entendemos que a educação é uma política pública de direito da população e dever do Estado. O desafio desta conferência é, em meio a tantas divergências, encontrar os consensos, aquilo que nos unifica: a defesa de uma educação de qualidade”, destacou a presidenta da APP-Sindicato, Walkiria Mazeto, durante a solenidade de abertura.

Coordenadora do Fórum Estadual de Educação (FEE), organismo responsável pela organização da Conae no Paraná, Denise Estorilho Baganha, destacou o retorno da participação social na formulação das políticas educacionais no país e o esforço realizado nos últimos dias com as 32 etapas regionais em todo o estado.

“Queremos construir a educação com a nossa cara, uma educação transformadora, que não prepare a gente só para o Enem e para o vestibular, mas sim para a vida, como cidadãos, uma educação inclusiva, antirracista, antilgbtifóbica, anticapacitista, plural”, completou a presidenta da União Paranaense dos Estudantes Secundaristas (UPES), Mariane Chagas.

A Conae 2024 foi convocada pelo Governo Federal e se destaca pela ampliação do debate com a inclusão de setores sociais como os movimentos negro, indígena, mulheres, quilombola, PCDs, estudantes, mães, pais e responsáveis, entre outros. 

“A educação é um dos bens mais preciosos do ser humano. Reunir profissionais da área com representantes da sociedade é estimular um debate rico, plural e que deve construir propostas concretas para melhorar a educação pública no Brasil. A APP-Sindicato, filiada à CUT, vem exercendo um papel de destaque em toda a discussão nacional que envolve a educação e somos parceiros de todas as horas nesta defesa”, destacou o presidente da CUT Paraná, Marcio Kieller.

Nesta terça-feira (28)  a agenda prevê a plenária final, com aprovação das emendas, moções e referendo dos(as) delegados(as) eleitos(as). A expectativa é que as propostas resultem em um plano decenal nos estados, Distrito Federal e municípios, fortalecendo uma gestão democrática e a cooperação federativa. 

Para o secretário de comunicação da CUT Paraná e também da APP-Sindicato, Daniel Matoso, o momento é cercado de expectativas positivas. “Reunir trabalhadores e trabalhadoras da educação com demais setores da sociedade é tudo o que precisamos para formular propostas concretas para uma educação pública de qualidade, gratuita, inclusiva e que possa transformar e libertar os indivíduos a partir do conhecimento. A educação precisa ser inclusiva e emancipadora”, finalizou.