MENU

Fórum Estadual de Liberdade Sindical debate estratégias

Representação da classe trabalhadora foi um dos temas do evento realizado nesta terça-feira (13) no Ministério Público do Trabalho do Paraná

Publicado: 13 Maio, 2025 - 11h20

Escrito por: CUT-PR

Marcos Comu / CUT
notice

A CUT Paraná participou, nesta terça-feira (13), da Audiência Coletiva “Desafios e Estratégias do Movimento Sindical no Contexto Atual”. O evento foi realizado pela manhã no auditório do Ministério Público do Trabalho e reuniu outras centrais, sindicatos e ramos.

O secretário de Combate ao Racismo da CUT Paraná, Luiz Carlos dos Santos, destacou a importância do sindicato cidadão, que contemple as demandas de toda a classe trabalhadora e que esteja engajado nas pautas do momento. Uma delas, inclusive, é uma antiga reivindicação da CUT: o fim da escala 6x1, ou seja, a redução da jornada sem redução salarial.

“Nós temos o desafio da escala 6x1, que é muito importante, e garantir isso sem a redução do salário, sem a retirada dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras. Há também outra pauta fundamental, que é a redução do Imposto de Renda para a classe trabalhadora, bem como os desafios dos imigrantes. Importante também ressaltar a representação dos ramos e sindicatos CUTistas presentes nesta importante audiência”, avaliou o representante da Central no evento.

Segundo ele, a representação é outro tema fundamental. “Sou da área da educação e tenho que me preocupar com a educação, mas não apenas isso. Nós, do movimento sindical, temos que ter uma perspectiva de defesa da classe dos trabalhadores e trabalhadoras. No caso dos negros e negras, que saíram de uma situação de trabalho escravo para uma situação de mendicância nas ruas, porque não há uma condição justa de trabalho, de igualdade de oportunidades. Precisamos fazer essa representação e que possamos ter orgulho disso”, completou.