Fundadores da CUT Paraná são homenageados em Curitiba

Publicado: 30 Agosto, 2024 - 11h13

Escrito por: CUT-PR

CUT-PR

Lideranças sindicais, políticas e dos movimentos sociais lotaram o Restaurante Nina, em Curitiba, na noite desta quarta-feira (28). Na data do aniversário da CUT Brasil os fundadores da CUT Paraná foram homenageados em uma noite com muita confraternização, memória, tributos e emoção.

Além de uma extensa apresentação com os pontos fundamentais para a criação da CUT Paraná, realizada pelo ex-presidente Roberto Von der Osten, a noite foi marcada por uma homenagem ao dirigente David Vasconcellos, falecido na última terça-feira (27). “Em determinado momento dizíamos que a CUT Paraná estava na pasta do Seu David”, lembrou Von der Osten.

O ex-presidente da Central repassou a história da construção da CUT no Paraná a partir de encontros, congressos e articulação da classe trabalhadora. “É extremamente difícil recuperar a memória do que aconteceu com todos e todas aqui nesses quase 40 anos de história aqui no Paraná. Mas uma fonte fantástica que encontramos foram os relatos do SNI (Serviço Nacional de Informação) que nos forneceu fichas fantásticas do que cada um falou, fez e quem estava nos locais. Isso nos dá pista que podemos procurar em algum lugar que são os arquivos da repressão. Sabiam tudo”, destacou.

Ele lembrou ainda da Conferência Nacional da Classe Trabalhadora (Conclat) realizada em Praia Grande, entre os dias 21 e 23 de agosto de 1981. A primeira grande reunião intersindical no Brasil desde o golpe de 1964. O advogado Wilson Ramos Filho, o Xixo, lembrou desta passagem. “Estiveram presentes alguns companheiros que estão aqui hoje, eu estive lá, a Mírian Gonçalves, o Zenir (Teixeira), o Enio Verri, o seu David, entre outros”, recordou.

“Hoje é o dia de celebrarmos a nossa central com essa grande homenagem e celebração da vida, da memória e do empenho de todas pessoas que construíram o que tornou-se a maior Central Sindical do Brasil. Ao mesmo tempo lamentamos a perda do Seu David que é parte deste processo histórico. Ele serve de referência e de modelo com sua luta e intransigência na defesa da classe trabalhadora”, apontou o presidente da CUT Paraná, Marcio Kieller.

Entre os participantes da homenagem realizada nesta quarta-feira (28) estavam Maria Arlete Rosa, Zeno Minuzzo, Paulo Roberto Cequinel, Dr. Rosinha, Angelo Vanhoni, Zenir Teixeira, entre outros dirigentes e ex-dirigentes da Central Única dos Trabalhadores do Paraná.