“Ganhamos nas urnas e confirmamos na justiça”, diz novo presidente do Sinpaf
Entidade tem mais de 7.500 filiados em todo o Brasil e aposta na retomada da luta para resistir aos ataques
Publicado: 10 Março, 2020 - 08h59
Escrito por: CUT Paraná

Desde o início de fevereiro a direção do Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário (Sinpaf) tem uma nova direção. Encabeçada por Marcus Vinícius Sidoruk Vidal, o grupo “Raízes”, venceu as eleições e teve que procurar a justiça para garantir a posse. O imbróglio judicial, contudo, deu ainda mais ânimo para a luta em defesa dos interesses da categoria.
“Ganhamos nas urnas e confirmamos a vitória na justiça”, explica Vidal. De acordo com ele, a nova direção participou ativamente da oposição ao grupo que administrava o sindicato na gestão anterior. “Queremos resgatar um sindicato de luta, que tinha a tradição de participar dos grandes movimentos. Nos últimos seis anos as duas direções que passaram pelo Sinpaf tinham uma concepção de um sindicalismo de gabinete, burocrático e que não estava voltado às grandes questões da categoria e da classe trabalhadora”, completa.
Apesar de terem vencido a eleição por mais de 600 votos, a comissão eleitoral que, segundo Vidal, era composta majoritariamente por membros ligados à gestão anterior impugnou 10 urnas. “Deste total, em oito pelo menos, tivemos uma ampla vitória. Após tentar a conciliação, a justiça avaliou todas as questões e deu ganho de causa para nós. Vencemos nas urnas e na justiça”, garantiu. Por esta aproximação com as centrais e movimentos sociais, o grupo "raízes" recebeu o apoio de entidades, como a CUT Paraná.
Segundo Vidal, outro objetivo é reaproximar o Sinpaf das lutas da classe trabalhadora. “Vamos retomar o diálogo com os movimentos sociais, com as centrais sindicais para seguirmos no rumo da resistência e da luta em defesa dos direitos da nossa categoria de todos os trabalhadores”, completou.
O Sinpaf reúne trabalhadores na área da pesquisa e desenvolvimento agropecuário Embrapa e Codevasf, o Sinpaf também representa outras estaduais, que estão na base do sindicato.