• TVT
  • RBA
  • Rádio CUT
MENU

Manual de combate às práticas antissindicais é lançado no Paraná

Atividade aconteceu durante reunião virtual do Fórum de Liberdade Sindical

Publicado: 04 Dezembro, 2020 - 10h28 | Última modificação: 04 Dezembro, 2020 - 10h54

Escrito por: CUT-PR

Reproducao
notice

Na noite desta quinta-feira (3) foi realizada uma nova reunião do Fórum de Liberdade Sindical. O coletivo que reúne representantes das centrais sindicais e do Ministério Público do Trabalho fez o lançamento do manual de combate às práticas antissindicais. O documento foi produzido pela Coordenadoria Nacional de Promoção da Liberdade Sindical (Conalis) do MPT. 

Além dos representantes das centrais, participaram do evento os procuradores do MPT-PR, Alberto Emiliano de Oliveira Neto, que também é coordenador do Fórum de Liberdade Sindical e Margareth Mattos, além dos advogados Camila Rafanhim, Pedro Lapa e André Passos. Ao todo, mais de 40 entidades participaram e se fizeram representar na reunião. 

Para o presidente da CUT Paraná, Marcio Kieller, o manual torna-se um instrumento importante para as entidades sindicais. “É uma ferramenta de argumentação e jurisprudências para os operadores do direito combaterem o que as lideranças sofrem na pele todos os dias, as práticas antissindicais orientadas pela ganância e pela busca do lucros dos patrões. Ela é institucionalizada, parte também dos governos autoritários que muitas vezes querem quebrar a organização sindical, impedindo-a através de boicotes, maldades administrativas e no custeio, como o exemplo do governo Ratinho em relação à APP-Sindicato e os trabalhadores e trabalhadoras em educação”, apontou. 

Confira como foi a reunião e o lançamento do manual: