• TVT
  • RBA
  • Rádio CUT
MENU

Movimentos populares realizam ato em defesa do mandato do vereador Renato Freitas

Setores conservadores do legislativo de Curitiba pedem a cassação do mandato

Publicado: 10 Maio, 2021 - 14h40 | Última modificação: 10 Maio, 2021 - 15h30

Escrito por: CUT-PR

Gibran Mendes / CUT Paraná
notice

Centenas de pessoas ligadas aos movimentos populares e movimento social negro realizaram na manhã desta segunda-feira (10), em frente à Camara de Vereadores de Curitiba, uma manifestação em defesa do mandato do vereador Renato Freitas (PT). Setores conservadores do legislativo municipal, sobretudo ligados a algumas igrejas, pedem sua cassação por críticas realizadas por Freitas a determinados pastores. O ato também contou com o apoio de alas das igrejas evangélicas. 

 

Durante a manifestação, Renato Freitas agradeceu o apoio e voltou a criticar estas lideranças. Um dos exemplos citados pelo vereador foi o projeto de lei, colocado – e depois retirado – em regime de urgência que proibia a doação de alimentos para pessoas em situação de rua. “Nenhuma ONG, nenhuma pessoa bem intencionada, nenhum grupo religioso, poderia exercer sua solidariedade e chegar com uma marmita, com um pão. Pastores assinaram isso, proibindo o exercício da solidariedade. Mas porque eles servem ao Deus do dinheiro, do poder. O pastor que encabeça o pedido da  cassação é também o vice-líder do Rafael Greca. Ele é um líder da igreja ou do governo?”, questionou. 

 

Representantes de diversos movimentos sociais também participaram da manifestação em defesa do vereador. O secretário de combate ao racismo da CUT Paraná, Luiz Carlos dos Santos, reforçou a solidariedade da central e o apoio ao mandato de Renato Freitas. “A tentativa de cassar teu mandato, é a tentativa de tirar a nossa representação. A voz do Renato Freitas é a voz da classe trabalhadora e é a voz dos negros na Câmara de Vereadores. O ataque não é apenas ao vereador Renato, mas sim, a todos nós”, completou. 

 

O presidente da CUT Paraná, Marcio Kieller e representantes do Partido dos Trabalhadores também participaram do ato e reiteraram o apoio ao vereador. 

 

Clique aqui para conferir mais imagens da mobilização.