Nota da CUT-PR sobre os atos deste domingo

Manifestações em defesa da vida, dos direitos do povo e da democracia contra o fascismo e pelo fora Bolsonaro

Publicado: 08 Junho, 2020 - 09h47 | Última modificação: 08 Junho, 2020 - 10h22

Escrito por: Direção executiva da CUT Paraná

Gibran Mendes

A CUT Paraná vem a público dizer que apoia incondicionalmente toda ação política e os atos em defesa da vida, dos direitos do povo e da democracia contra o Fascismo, chamados para esse domingo dia 07 de junho de 2020. Somados a outro tema fundamental que se alastrou pelo mundo após o brutal assassinato de George Floyd nos Estados Unidos, denominado Vidas Negras importam (Black Lives Matter)! E principalmente nós, o povo, sabemos quantas vidas negras são ceifadas nas periferias e nas cidades brasileiras cotidianamente.

A CUT Paraná destaca que entende e defende o legitimo direito de manifestação política. Mas comunica que não está organizando ou convocando para tais atos pelos seguintes motivos:

A Central tem estado na linha de frente na proposição as autoridades governamentais, sanitárias e de saúde para constituir e participar dos comitês de crise que defendam e protejam as trabalhadoras e os trabalhadores e seus direitos. Buscando evitar que a classe trabalhadora que já é a mais atingida pelos reflexos do avanço do Covid-19 o coronavírus no mundo e no Brasil, não percam seus empregos, seus direitos e principalmente não tenham salários e renda reduzidos. A CUT sempre agiu e age antenada e em respeito às regras e orientações sanitárias que alertam que a curva em ascendência no Brasil, no Paraná e em seus municípios continua.

Assim, considera que o momento é de muita prudência, pois ainda é imperativo que se evite aglomerações, abertura de setores não considerados de fato essências a vida nesse momento. Por isso mantém posição firme contra o afrouxamento do isolamento social proposto por diversas prefeituras e pelo próprio governo do estado do Paraná. Inclusive, foi a CUT/PR propositoras dentro do Fórum liberdade Sindical, coordenado pelo Ministério Público do Trabalho do Paraná, o MPT e das Centrais Sindicais de uma grande videoconferência que aconteceu na data de 05 de junho, envolvendo todas as Centrais Sindicais que tem organização e presença no Estado, juntamente com todas as suas Federações de trabalhadores que organizam os sindicatos do mais diversos ramos de atividade do Estado para que possam fazer um mapeamento dos índices e das consequências do coronavírus no Paraná. Videoconferência esta que constatou que existe como afirmam as autoridades sanitárias e de saúde ainda uma curva ascendente no número de casos no Estado do Paraná como um todo. E que existem sérios problemas de infraestrutura sanitária e de saúde para que se permitam o afrouxamento do isolamento social no Estado.

Portanto, a CUT Paraná vem a público empenhar todo seu apoio, como historicamente fez e esteve na linha de frente das manifestações. Mas mantendo coerência em relação a nossa defesa da saúde, da vida e dos empregos e dos direitos da classe trabalhadora informa que não estará nas ruas durante atos e manifestações desse domingo. E afirma que apoia e defende o direito individual de seus dirigentes, que participam de movimentos e ou organizações que estão à frente da organização dos atos se entenderem que devem participar. Mas destaca que a posição da Central é de continuar exigindo o cumprimento das regras de isolamento social, por que é o que comprovadamente tem evitado uma tragédia ainda maior nos municípios do Paraná e do Brasil onde os principais atingidos serão as trabalhadoras e trabalhadores.

EM DEFESA DA VIDA, DOS EMPREGOS, DOS DIREITOS, DA DEMOCRACIA E CONTRA O FASCISMO!

VIDAS NEGRAS IMPORTAM!

CENTRAL ÚNICA DOS TRABALHADORES DO PARANÁ