NOTA DE PESAR E REPÚDIO DA CUT PARANÁ
PELO BRUTAL ASSASSINATO DE JOÃO ALBERTO SILVEIRA FREITAS OCORRIDO NAS DEPENDÊNCIAS DO CARREFOUR EM PORTO ALEGRE“VIDAS NEGRAS IMPORTAM!”
Publicado: 20 Novembro, 2020 - 20h09 | Última modificação: 20 Novembro, 2020 - 21h09
Escrito por: CUT PR
INACEITÁVEL. Não existe outra palavra ou forma de expressarmos nosso pesar e extremo repúdio pelo acontecimento lamentável da noite de quinta feira (19/11) nas dependências de uma das Lojas da rede Carrefour em Porto Alegre, onde há poucas horas de entrarmos no dia 20 de novembro, dia Nacional de lembranças e comemoração a Zumbi do Palmares.
Quando fomos surpreendidos com mais um brutal assassinato de uma pessoa negra, desta a vez a vítima JOÃO ALBERTO SILVEIRA FREITAS que foi brutalmente agredido e assassinado por seguranças nas dependências do supermercado Carrefour. Um dos seguranças inclusive um PM provisório (da Brigada Militar de Porto Alegre), que fazia o seu primeiro dia “bico”, leia-se trabalho de segurança privada para completar renda.
As imagens chocantes que viralizaram na internet demonstram o grau absurdo de força e violência utilizado contra o Homem negro pelo simples fato, segundo sua esposa de ter feito uma brincadeira com a segurança do supermercado que acionou os outros dois seguranças, que seguiram a vítima pelas escadas que ligam ao estacionamento e lá o atacaram covardemente o agredindo com socos e enforcamento que o levaram a morte ali mesmo no local, sem possibilidade inclusive de receber socorro. O Dia de Zumbi do Palmares é, em diversas cidades, decretado como dia de feriado da Consciência Negra.
Não podemos deixar que se ache normal e que se naturalize na sociedade brasileira a brutalidade de como são tratados os Negros e Negras em nosso país, em nossos estados e cidades. E necessário e exigimos imediata a apuração dos fatos e penalização dos envolvidos, para que possamos buscar construir uma sociedade mais justa e igual para todas e todos. Ainda sobre os fortes reflexos da violência cometida contra a raça negra em todo mundo e em nosso país, pois não são pouco os casos que acompanhamos nos últimos tempos onde se exacerba os ânimos entre os “extremos” enquanto um lado tenta naturalizar a violência e a discriminação, o outro lado destaca a solidariedade, a igualdade e a justiça para todas e todos.
Por isso a CUT-PR vem através de desta nota, expressar o seu mais profundo e extremo pesar e repúdio, exigindo da justiça gaúcha a imediata apuração dos fatos e a justiça e a reparação para a família pela perda brutal através da violência desnecessária por parte dos seguranças do supermercado Carrefour que ceifaram a vida de João Alberto Silveira Freitas.
VIVA O DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA – VIVA ZUMBI DOS PALMARES E DANDARA
VIDAS NEGRAS IMPORTAM – BLACK LIVES MATTER
CENTRAL ÚNICA DOS TRABALHADORES DO PARANÁ – CUT/PR