O papel dos sindicatos na proteção frente aos avanços das transnacionais

Evento com entrada gratuita e apoiado pela CUT Paraná debaterá a proteção da classe trabalhadora nesta quinta-feira (14)

Publicado: 11 Março, 2024 - 11h42 | Última modificação: 11 Março, 2024 - 15h16

Na quinta-feira (14), em Curitiba, será realizado o debate “Responsabilidade das empresas transnacionais e atuação sindical nas cadeias de valor: O papel da devida diligência”. O evento receberá duas convidadas espanholas para analisar o avanço das empresas transnacionais, a pressão pela retirada de direitos e o papel dos sindicatos na proteção da classe trabalhadora.

“A CUT sempre foi uma Central de vanguarda, analisando a frente do seu tempo e buscando alternativas de proteção das trabalhadoras e trabalhadoras. Este é mais um cenário complicado que temos pela frente e precisamos estar preparados para avançar neste debate e encontrar mecanismos para fazer frente ao avanço das investidas das transnacionais contra os direitos conquistas”, aponta o presidente da CUT Paraná, Marcio Kieller.

O debate terá início às 17h no Auditório do Ministério Público do Trabalho, na Rua Vicente Machado, 84. As duas convidadas para o debate são a professora Adoración Guamán (Universidade de Valência) e a dirigente sindical Cristina Faciaben, do Comisiones Obreras de Cataluña (CCOO).

“O papel exercido pelas transnacionais é semelhante em diferentes países. Seu modo de atuação está basicamente centrando no abuso do poder econômico para conseguir ainda mais vantagens em detrimento dos direitos da classe trabalhadora. Sem mecanismos de freios, que no caso brasileiro pode e devem ser os sindicatos, a tendência é que o capital avance de forma cada vez mais incisiva e cruel sobre mecanismos legais de proteção aos trabalhadores e trabalhadoras. Este evento tem como objetivo preparar os dirigentes sindicais para este debate e este cenário”, destaca o advogado e assessor jurídico da CUT Paraná, Ricardo Mendonça, que é um dos organizadores do evento.

Serviço: Debate “Responsabilidade das empresas transnacionais e atuação sindical nas cadeias de valor: O papel da devida diligência”
Data: Quinta-feira, 14 de março
Horário: 17h
Local: Auditório do Ministério Público do Trabalho. Rua Vicente Machado, 84, centro de Curitiba.