Obras do novo PAC são destaque na Conferência da ICM

Investimentos em infraestrutura no Brasil devem gerar 2,4 milhões de empregos nos próximos anos

Publicado: 28 Agosto, 2023 - 09h16 | Última modificação: 28 Agosto, 2023 - 09h19

Escrito por: Sintrapav

Ascom / Sintrapav

Representantes de sindicatos filiados à Internacional da Construção e da Madeira (ICM) estiveram em Brasília-DF, entre os dias 22 e 24 de agosto, durante a conferência “Ação Sindical e Políticas Públicas para os setores da ICM”.

O evento se propôs a debater as políticas públicas que estão sendo implementadas nos setores abarcados pela ICM no Brasil e avaliar sua concordância com as propostas encaminhadas ao então candidato à Presidência da Repúblicas Luiz Inácio Lula da Silva, em julho de 2022; além de promover a ação sindical junto às políticas públicas elencadas, bem como contribuir para o melhoramento dessas.

Durante a conferência, diversas autoridades do Governo Lula participaram dos debates junto aos sindicalistas. O assunto principal foi o novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Lula.

A Secretária Executiva da Casa Civil da Presidência da República, Miriam Belchior, confirmou o montante de R$ 1,7 trilhão em investimentos do novo PAC, começando pela retomada de 14 mil obras paralisadas. A estimativa é que o programa crie cerca de 2,4 milhões de novos empregos no setor de infraestrutura.

O companheiro Raimundo Ribeiro dos Santos Filho (Bahia), presidente do Sintrapav/PR, dividiu a mesa de debates com a Miriam Belchior e apresentou propostas de políticas públicas diante do PAC, como programa de qualificação profissional, a retomada da Mesa Nacional de Entendimento, entre outros.

A ICM celebrou o anúncio dos investimentos do governo no setor e reforçou a importância da retomada da Mesa Nacional da Construção. Também cobrou que os novos empregos a serem gerados estejam de acordo com os conceitos do trabalho decente estabelecidos pela Organização Internacional do Trabalho (OIT). As organizações sindicais ainda requisitaram a aplicação de recursos em qualificação profissional.

O evento ainda contou com debates com o ministro-chefe da Secretaria Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, e com Mauro Vieira, ministro das Relações Exteriores. A pauta tratou de assuntos de interesse da classe trabalhadora.

Também participaram da conferência da ICM representantes de bancos públicos, como do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Caixa Econômica Federal. O foco foi na apresentação do novo programa habitacional “Minha Casa, Minha Vida”, que vai financiar 2 milhões de imóveis ao longo dos próximos quatro ano, gerando muitos empregos no setor da construção e oferecendo dignidade para famílias de baixa renda.

O presidente do Sintrapav/PR demonstrou entusiasmo com os resultados. “Os investimentos do novo PAC vão colocar o Brasil novamente no caminho do desenvolvimento econômico e social, gerando milhões de empregos e melhorando a qualidade de vida da população. Depois de um período de trevas, no qual os trabalhadores e suas instituições eram ignorados e castigados pelo governo, o sol está voltando a brilhar no nosso país. Fomos muito bem recebidos pelos líderes e vamos ajudar a reconstruir o Brasil”, comemorou Bahia.

:: Atividade paralela

Os sindicalistas do Paraná que estiveram na conferência da ICM aproveitaram a ida a Brasília para participarem de reuniões no Congresso Nacional. Eles tiveram agenda com os deputados Tadeu Veneri (PT-PR) e Alice Portugal (PcdoB-BA). As conversas abordaram a minirreforma trabalhista e sindical e a reativação da Mesa Nacional de Entendimento, fórum que reúne representantes de entidades de trabalhadores, patrões e do Governo Federal.

:: A ICM

A ICM  é uma federação sindical internacional de trabalhadores e trabalhadoras dos setores da construção e da madeira. Ao todo, a ICM tem 351 sindicatos filiados, que representam cerca de 12 milhões de trabalhadores em 117 países de todo o mundo. No Brasil, a ICM possui 74 sindicatos filiados do ramo da construção (civil e pesada), madeira e setores afins.