MENU

Paraná: Assembleia da APP-Sindicato aprova pauta salarial dos funcionários de escola

Maior sindicato do Estado aprovou prioridades e assembleia permanente

Publicado: 03 Abril, 2023 - 12h33 | Última modificação: 03 Abril, 2023 - 13h00

Escrito por: CUT-PR

APP-Sindicato
notice

Completamente lotada, neste sábado (1º), a Assembleia da APP-Sindicato, deliberou pela centralidade da recomposição das perdas dos funcionários de escolas. Esta parcela da categoria, segundo a entidade, tem os menos salários do Estado e não receberam qualquer gratificação recebidos por outros servidores públicos do Paraná.

A APP-Sindicato, que representa além dos funcionários de escolas, também o magistério estadual, iniciou sua assembleia já com um reajuste anunciado pelo Governo do Estado. O acréscimo do Piso do Magistério ficou em 13,25% em todas as classes e níveis da tabela dos professores, incluindo aposentados. Já o índice da Data-Base, de 5,79%, foi anunciado para os demais servidores.

Outra decisão importante foi a de pressionar o governador Ratinho Júnior a implantar a Data-Base e o Piso em maio, e não em agosto, como anunciado pelo Governo do Estado. A categoria ainda decidiu pela implantação de uma assembleia permanente com o objetivo de monitor a evolução da campanha salarial. Desta forma, uma nova assembleia pode ser convocada a qualquer momento.

O presidente da CUT Paraná, Marcio Kieller, durante a Assembleia da APP-Sindicato

“É a primeira vez em seis anos que chegamos a abril com uma perspectiva do Piso implantado em toda a carreira e da recomposição da inflação do ano. Se isso ocorresse todos os anos, não teríamos chegado a esta defasagem tão grande”, afirmou a presidenta da APP-Sindicato, Walkiria Mazeto.

“É necessário reconhecer nossas vitórias. Porque foi uma vitória construída por cada educador e cada educadora. Temos direito à felicidade. Sabemos que o índice da Data-Base é insuficiente e a gente precisa de mais. Ainda temos funcionários(as) que recebem menos do que o salário mínimo. Mas cada vez que damos um passo à frente, nós preparamos o seguinte”, completou.

“Foi uma assembleia que demonstrou a força da APP-Sindicato e também da organização coletiva dos trabalhadores. Com o espaço lotado a categoria deu exemplo de que como a unidade é importante para avançar nas pautas coletivas”, destacou o presidente da CUT Paraná, Marcio Kieller. Outras temas importantes da assembleia deste sábado foram a luta pela revogação do Novo Ensino Médio, a luta contra a plataformização, os crescentes episódios de violência nas escolas e curso preparatório para o concurso público e outros temas também pautaram o debate.