MENU

ProIfes anuncia filiação à CUT

Federação nacional dos professores agora é CUTista

Publicado: 20 Setembro, 2021 - 10h38 | Última modificação: 20 Setembro, 2021 - 14h19

Escrito por: CUT-PR

CUT-PR
notice

Na última sexta-feira (17), uma reunião em ambiente online, selou a filiação da Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico Técnico e Tecnológioc (Proifes) à CUT. O encontro contou com a participação de lideranças sindicais nacionais e também estaduais. O presidente da CUT Brasil, Sergio Nobre, também participou da agenda.

 

“Nos últimos dois anos avançamos em um debate político muito forte e com a atual conjuntura precisamos ampliar a atuação federal, nos somarmos com as lutas mais amplas dos trabalhadores. Evidentemente que a CUT se torna referencial, em especial, no serviço público. Fomos exitosos no debate interno. Com a atual conjuntura precisávamos nos somar nas lutas mais amplas da classe trabalhadora e sempre tivemos uma proximidade com a CUT”, afirmou o presidente da entidade, Nilton Brandão, que também é dirigente do Sindiedutec e da Central no Paraná.

 

Ele recorda da fundação do ProIfes, há 17 anos, que aconteceu na própria sede da CUT como forma de reforçar a luta dos professores. “Resultado toda uma uma articulação por conta de uma posição instransigente dos representantes dos professores à época que tratavam o governo Lula como continuidade do FHC, dizendo que era pelego e representante do capital, com as mesmas práticas do antigo governo. Este grupo político achava isso absurdo porque sempre houve embate com o governo FHC e até antes, ainda na gestão do Collor”, lembrou Brandão ao comentar do início dos debates para a fundação da federação.

 

Como resultado, uma série de acordos benéficos para a categoria foram assinados. “Quando tinhamos um governo que dizia que desejava negociar e os trabalhadores não negociavam? Então este grupo reuniu pessoas de diversos estados e se consolidou com o nome de ProIfes Federação. Este grupo negociou a partir de 2008 carreira dos professores, acordos salariais e em 2012 e 2015 a reestruturação das carreiras do magistério federal de forma equiparada em estrutura e salário. Isso fez com quem a remuneração dos professores que era uma das piores do Brasil fosse equiparada do Ministério de Ciência e Tecnologia, tornando o maior salário nominal da história das universidades brasileiras”, lembrou.

 

O presidente da CUT Paraná, Marcio Kieller, destacou a filiação do ProIfes à CUT como fundamental. “Esta filiação nos aproxima de uma meta da Central para o futuro: a leitura acadêmica sobre os desdobramentos das novas forma de trabalho e seu impacto, direto, no sindicalismo e sua estrutura. Ganha a  CUT, ganha o ProIfes e principalmente a classe trabalhadora”, complementou.