Quarta Sindical: 6º Congresso da Contraf-CUT

Nesta semana o programa recebeu o secretário de políticas sociais da entidade, Elias Jordão e o ex-presidente, Roberto von der Osten

Publicado: 06 Abril, 2022 - 12h19 | Última modificação: 06 Abril, 2022 - 13h42

Escrito por: CUT-PR

No último final de semana, bancários de todo o Brasil participaram do 6º Congresso da Contraf-CUT. A entidade, que reúne trabalhadores do setor financeiro, teve eleita a sua nova gestão e traçou o plano de lutas para o próximo período. Para falar sobre os desafios da categoria bancária, o Quarta Sindical desta semana recebeu o secretário de políticas sociais da Contraf-CUT, Elias Jordão e o ex-presidente da entidade, Roberto von der Osten.

Durante o congresso a categoria também estabeleceu como prioridade a criação dos comitês de organização e luta e debateu temas como a regulamentação do setor financeiro, a fragmentação do emprego e a necessidade de ampliação da representatividade.

O secretário de políticas sociais da Contraf-CUT, Elias Jordão, destacou o papel de reconstrução pelo qual o Brasil precisará passar. "Éramos a 6ª economia e agora somos a 13ª, a fome que foi erradicada. A nossa temática foi reconstruir o Brasil que desejamos, sem fome, com igualdade”, destacou. Jordão também enfatizou o fato de que a situação da categoria reflete em outras milhares de pessoas. “Temos a preocupação de todos os direitos da classe trabalhadora, mas também o futuro da nossa categoria, que tem impacto nas famílias de milhares de bancários e bancárias, mas também na sociedade como um todo”, completou.

O ex-presidente da CUT Paraná e da Contraf-CUT, Roberto von der Osten, o Betão, lembrou que a proposta de regulamentação do sistema financeiro não é nova. Ela começa com as reformas de base que acabaram por derrubar o ex-presidente João Goulart. De lá para cá foram várias tentativas, inclusive a partir do esvaziamento do artigo da Constituição Federal que, minimamente, regulava as atividades dos banqueiros.

“É muito oportuno retomar agora diante desta disputa de projetos que acontece neste ano. Precisamos construir um projeto a partir dos comitês de luta. Banco é concessão pública e tem o dever e obrigação de ter política de crédito que melhore o desenvolvimento e ajude a vida das pessoas, não apenas os bancos públicos”, sentenciou.

Confira o programa na íntegra no vídeo abaixo e não se esqueça de anotar na sua agenda: Todas as quarta-feiras, às 11h30, o Quarta Sindical é transmitido ao vivo em FB.com/CUTdoParana e FB.com/BdFPR e nas páginas parceiras que retransmitem o Quarta Sindical.