Quarta Sindical: Consciência Negra e Eleições
Programa desta semana recebeu a vereadora eleita, Carol Dartora e a secretária de combate ao racismo da CUT, Anatalina Lourenço
Publicado: 18 Novembro, 2020 - 13h01 | Última modificação: 18 Novembro, 2020 - 16h05
Escrito por: CUT-PR
O Quarta Sindical desta semana recebeu a vereadora eleita por Curitiba, Carol Dartora e a secretária de combate ao racismo da CUT Brasil, Anatalina Lourenço. O debate ocorreu na semana em que se comemora o dia da Consciência Negra, 20 de novembro, logo depois das eleições em que a capital paranaense elegeu a primeira mulher negra no legislativo municipal.
Primeira vereadora negra eleita em Curitiba, Carol Dartora, destacou que a luta antirracista foi parte importante de sua campanha. “ Fizemos a denuncia de que Curitiba nunca tinha eleito uma vereadora negra, isso traz um contexto de desigualdade. Consegui conversar com as pessoas e mostrar a falta de acesso. Como mulheres, pobres e negros são excluídos do direito à vida urbana e à cidade. A denúncia ia como linha de frente mas tinha todo esse fundamento que estruturava a compreensão das pessoas”, apontou.
A secretária de combate ao racismo da CUT Brasil, Anatalina Lourenço, destacou que a pauta antirracista teve uma maior visibilidade internacional por conta dos assassinatos ocorridos nos Estados Unidos, como no caso de George Floyd. “A pauta antirracista protagonizou muito dos noticiários no mundo inteiro. No Brasil temos um George Floyd a cada três minutos. A luta contra o extermínio da população negra não é novidade, mas agregou outros atores que não se colocavam nesta luta até então. Então culminamos nesse debate e a própria necessidade de que não dá mais (para continuar assim). Ou protagonizamos ou, inclusive o campo progressista, vai morrer. É impossível fazer qualquer debate de igualdade social sem passar pelo racismo”, analisou.
Confira Quarta Sindical desta semana na íntegra no vídeo abaixo. Não esqueça, toda quarta-feira, às 11h30, temos um compromisso: um novo programa com um tema de interesse dos trabalhadores e trabalhadoras. Você confere ao vivo em nosso perfil no Facebook, da CUT Brasil, Brasil de Fato Paraná e perfis e páginas parcerias que retransmitem o programa.