MENU

Quarta Sindical: #DespejoZero

Edição desta semana recebeu lideranças que lutam por moradia para analisar a situação de quem luta por um teto

Publicado: 24 Março, 2022 - 09h14

Escrito por: CUT-PR

notice

No último dia 17 de março milhares de pessoas foram às ruas em todo o Brasil. Os atos foram convocados pela  Campanha Despejo Zero,  organizada por movimentos e organizações populares. O principal objetivo era de lutar pela prorrogação da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) nº 828, que ajudou a proteger milhares de famílias no campo e na cidade ameaçadas de despejos ou remoções. 

 

Para tratar sobre o tema, o Quarta Sindical recebeu o jornalista, membro da União de Moradores pela comunidade Canaã e integrante do Movimento de Trabalhadores por Direitos (MTD), Pedro Carrano e o integrante do Movimento Popular Por Moradia (MPM), Valdecir Ferreira.

 

"O último balanço do movimento mostra que mais de 27 mil pessoas foram despejadas. São pessoas que foram jogadas na rua. Como o presidente Lula sempre fala o povo é a solução. Não tem sentido esses despejos, são terrenos usados para especulação e que estão parados faz anos, décadas", criticou o jornalista Pedro Carrano. 

 

"Estamos chegando próximo a eleição e os candidatos pegam sempre a onda da questão da segurança, aquela conversa fiada que estamos acostumados. Nós vemos que a polícia não vem para nos dar segurança, mas sim para nos vigiar. Segurança para nós é não ter despejo, saber que está seguro onde está morando, não correndo o risco de um dia um trator passar por cima e destruir seu sonho. Quando um trabalhador e trabalhadora está em uma ocupação dentro de um barraquinho mais simples, mas aquilo ali é a realização do sonho da casa própria daquela pessoa", completou Valdecir Ferreira.  

 

Confira o programa na íntegra no vídeo abaixo e não se esqueça de anotar na sua agenda: Todas as quarta-feiras, às 11h30, o Quarta Sindical é transmitido ao vivo em FB.com/CUTdoParana e FB.com/BdFPR e nas páginas parceiras que retransmitem o Quarta Sindical.