Regional Noroeste realiza lançamento do Plebiscito Popular por um Brasil mais Justo
Atividade foi realizada no centro de Umuarama e reuniu vários representantes de entidades sindicais com atuação no município
Publicado: 11 Julho, 2025 - 09h12
Escrito por: SEEB Umuarama

No dia 04/07, a CUT Regional Noroeste (Central Única dos Trabalhadores da Região Noroeste do Paraná) realizou o lançamento e o início da coleta de votos no Plebiscito Popular por um Brasil mais Justo na cidade de Umuarama. A CUT Noroeste é uma organização regional informal da CUT-PR (Central Única dos Trabalhadores do Paraná), com a tarefa de replicar as ações que a Central realiza no estado.
O Plebiscito Popular é uma ação política, não oficial, que visa mobilizar a sociedade em torno de bandeiras de interesse da classe trabalhadora. O Plebiscito deste ano é liderado pelas frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, organizações que reúnem os mais diferentes movimentos sociais e o movimento sindical de todo o Brasil em defesa da democracia e de justiça social.
O Plebiscito Popular de 2025 consulta a população sobre três temas: a redução da jornada de trabalho sem redução dos salários, o fim da escala de trabalho 6 x 1 e o aumento da tributação de quem ganha mais de R$ 600 mil por ano para possibilitar a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil por mês. As duas primeiras questões foram reunidas em uma mesma pergunta na cédula do Plebiscito.
O lançamento campanha em Umuarama foi realizado com a instalação de uma barraquinha na Praça Santos Dumont, um dos locais de maior fluxo de pessoas na cidade, que ficou disponível durante todo o dia 04/07. Participaram do lançamento os presidentes dos Sindicatos dos Bancários, Wilson de Souza, da Alimentação, Adenilson do Amaral, e da Saúde, Débora Fortunato, o representante da APP-Sindicato, RenanFelipe, e o presidente da Cáritas da Diocese de Umuarama, Paulino de Almeida, além do coordenador da CUT Regional Noroeste, Edilson José Gabriel.
Segundo Edilson, que também é diretor do Sindicato dos Bancários e presidente do PT local, “o movimento está conquistando uma receptividade impressionante. A grande maioria dos transeuntes que param para se informar sobre o Plebiscito deixa o seu voto em favor das bandeiras de luta levantadas pelos movimentos sociais”, concluiu o dirigente.
Clique aqui e veja as fotos do lançamento.