MENU

Seminário debate impactos do Acordo Mercosul-União Europeia no mundo do trabalho

Evento será realizado em Foz do Iguaçu nos dias 10 e 11 de setembro

Publicado: 01 Setembro, 2025 - 09h50

Escrito por: CUT-PR

notice

Foz do Iguaçu receberá, nos dias 10 e 11 de setembro, o Seminário “O Mundo do Trabalho e o Acordo Mercosul-União Europeia”. O evento será realizado no auditório Martina, da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) e reunirá lideranças sindicais, políticas e de movimentos sociais para debater os efeitos do tratado sobre a classe trabalhadora e a integração regional.

“Este seminário, neste momento, se reveste de uma importância muito grande. As negociações entre a União Europeia e o Mercosul avançam e se aproxima o momento de o acordo ser consolidado. Nós precisamos discutir, enquanto trabalhadores, quais serão os impactos e quais serão também as alternativas que encontraremos para enfrentar o que houver de negativo para a classe trabalhadora”, analisa o secretário-geral da Coordenadora das Centrais Sindicais do Cone Sul (CCSCS), Quintino Severo.

De acordo com ele, os “tarifaços” de Donald Trump e o comércio internacional neste cenário também fazem o seminário ganhar ainda mais relevância. “Esse acordo acaba se revestindo de cada vez mais importância, especialmente para o governo brasileiro, na tentativa de encontrar novos mercados. Portanto, o seminário, neste momento, é muito importante para nós. É fundamental convocar todos os trabalhadores a participarem e entenderem o que é, efetivamente, esse acordo”, completou Severo.

“A CUT Paraná estará presente, evidentemente. Há uma intensa agenda de eventos já realizados e também por vir na região, justamente por acreditarmos que a integração regional é fundamental para a classe trabalhadora. Temos problemas semelhantes nos campos do trabalho e da política. Então, nada mais natural do que buscarmos soluções em parceria”, disse o presidente da CUT Paraná, Marcio Kieller.

A programação do seminário começa na quarta-feira (10), às 9h, com a mesa de abertura e saudações institucionais. Na sequência, a primeira mesa de debate terá como tema central “O Processo de Negociação do Acordo e o Impacto no Trabalho”, com a participação do deputado Arlindo Chignalia (Parlasul), de representantes do Ministério do Trabalho do Brasil e do Ministério do Trabalho do Uruguai (por videoconferência).

No período da tarde, a discussão segue com um painel sobre as perspectivas de análise do acordo. As análises ficarão a cargo de Bruno Theodoro, Kethelyn Ferreira, Fernando Romero e Julieta Zelicovich.

Logo depois, representantes de diferentes setores participam da mesa tripartite, com representantes do setor empresarial, sindical e do Ministério das Relações Exteriores. O primeiro dia encerra com um espaço de reflexões e síntese dos debates.

Na quinta-feira (11), a programação será dedicada a atividades de formação e construção de demandas, com destaque para a participação da Confederação Europeia dos Sindicatos, da Coordenadora, além da organização de grupos de trabalho (GTs) voltados à elaboração de propostas e encaminhamentos.

Serviço: “O Mundo do Trabalho e o Acordo Mercosul-União Europeia”.
Data: 10 e 11 de setembro
Horário: 9h
Local: Unila, Av. Tarquínio Joslin dos Santos, 1000 - Polo Universitário, Foz do Iguaçu – PR.