Servidores Públicos de Almirante Tamandaré aprovam estado de greve

Categoria luta por reajuste maior enquanto prefeito ignora tentativas de negociação

Publicado: 11 Abril, 2024 - 11h42 | Última modificação: 11 Abril, 2024 - 15h22

Após esgotar todas as possibilidades de negociação com o prefeito Gerson Colodel (PMDB) os servidores públicos de Almirante Tamandaré decidiram iniciar uma grande mobilização. Nesta quarta-feira (10) a categoria aprovou estado de greve e também a realização de uma manifestação no próximo dia 16 de abril.

Os servidores estão descontentes com o reajusta de 3,13% concedido pelo poder público municipal. As seguidas tentativas de iniciar uma mesa de negociação com o Colodel também não renderam frutos, uma vez que o prefeito ignorou os protocolos e pedidos para reuniões. Enquanto isso, enviou o projeto com o reajusta para a Câmara sem sequer ouvir os servidores.

De acordo com Claudia de Fátima de Lima Duarte, presidenta do Simprosmat, que representa a categoria, os servidores do quadro geral e da saúde tem perdas salariais históricas. Já os professores estão sem receber o piso nacional e também acumulam prejuízos. “Temos relatos de servidores que estão migrando para outros municípios da região metropolitana em função desta defasagem salarial. O servidor público, é claro, perde, mas quem mais perde neste processo é a população”, destacou. Falta de profissionais e acúmulos de função também fazem parte do rol de denúncias do sindicato contra a administração de Colodel.

O Presidente da CUT Paraná, Marcio Kieller, destacou a luta dos servidores do município. “Estamos ao lado do Sinprosmat e de todas as trabalhadoras e trabalhadores de Almirante Tamandaré. Abrir negociações, conversar com o sindicato que é a representação dos trabalhadores, é o mínimo e nem isso está acontecendo”, enfatizou.