Servidores fecharam Ponte da Amizade pela data-base e contra a PEC 32
Perdas já representam quatro salários a menos por ano; confira o vídeo do ato
Publicado: 29 Setembro, 2021 - 10h10 | Última modificação: 29 Setembro, 2021 - 12h35
Escrito por: CUT-PR
Na segunda-feira (27) os servidores públicos realizaram o Dia do Basta! A mobilização, em Foz do Iguaçu, contou com a participação de diversas categorias do funcionalismo paranaense e levou ao fechamento da Ponte Internacional da Amizade, que liga o Brasil ao Paraguai, durante cerca de 40 minutos. A pauta da categoria é clara: não á PEC 32 e pelo fim do calote do Governo do Estado na data-base, uma vez que nem a reposição da inflação está sendo aplicada.
Um levantamento feito pelo Fórum das Entidades Sindicais (FES), aponta que o calote de Ratinho Júnior resultou na perda de um valor equivalente a quatro salários por ano no bolso de cada servidor público.
“Fechamos a Ponte da Amizade por um bom tempo, unidos pela luta na data-base, manutenção dos direitos conquistados e não retirada dos direitos básicos dos trabalhadores. Não à PEC 32. Pela data-base já”, apontou Simone Cecchi, da APP-Sindicato e também dirigente da CUT Paraná.
O salário do funcionalismo está congelado há seis anos. O resultado é catastrófico. Em meio à inflação e ao descontrole econômico provocado pela gestão de Jair Bolsonaro, a defasagem em maio deste ano chegou a 25,44% e somente nos últimos 12 meses a inflação está batendo na casa dos 10%.
"Mais de mil pessoas participaram da mobilização. É um ato unificado muito importante para todos os servidores e servidoras do Estado, pois o atraso na data-base é um símbolo muito forte de como o governo Ratinho Jr não valoriza o serviço público que prestamos à população", destacou a professora Marlei Fernandes, vice-presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).
Confira o vídeo produzido pela CUT Paraná no ato desta segunda-feira.
Ver essa foto no Instagram