• TVT
  • RBA
  • Rádio CUT
MENU

Sindicalismo e solidariedade foi o tema do Quarta Sindical desta semana

Vera Lúcia Nogueira e Elizandro Krajczyk foram os convidados do programa produzido pela CUT-PR e BdFPR

Publicado: 27 Maio, 2020 - 13h25 | Última modificação: 27 Maio, 2020 - 13h30

Escrito por: CUT Paraná

Reprodução
notice

Sindicalismo e solidariedade. Esta foi a pauta da edição desta quarta-feira (27) do Quarta Sindical, programa de entrevistas produzido em parceria pela CUT Paraná e o Brasil de Fato. O sindicalismo cidadão, alimentação segura, as ações voltadas para as categorias e a sociedade de uma forma em geral foram debatidas pelos convidados Vera Lúcia Nogueira, da CUT e Sindaen e Elizandro Krajczyk, da Fetraf-PR, com Márcio Kieller e Ana Caldas.

“Infelizmente percebemos que a solidariedade virou um comércio, uma marca. Há uma janela no Jornal Nacional somente para falar das empresas que desenvolvem ações assim. Mas o jornalismo tradicional não dá espaço para as ações solidarias que acontecem no movimento social e no movimento sindical”, afirmou o presidente da CUT Paraná, Márcio Kieller.

A secretária-geral da entidade, Vera Lúcia Nogueira, destacou o papel do sindicalismo cidadão. “Ele vai para além das questões da categoria. Significa se envolver com as causas do seu entorno, o que acontece no município, estado e país. Esse momento de pandemia apenas reforça essa prática que nós, sindicatos CUTistas já temos, que é se preocupar com a condição de cada pessoa, de cada família. Não é assistencialismo, é colaborar mesmo, se preocupando com alimentação, bem estar, de quem é mais vulnerável”, afirmou.

O coordenador da Fetraf-PR, Elizando Jrakcykm, que participou na ação que distribuiu toneladas de alimentos para comunidades quilombolas e indígenas na região sudoeste, destacou o papel da agricultura familiar. “Temos a função essencial de produzir alimentos, garantir a soberania e segurança alimentar”, apontou.

Durante o programa foram exemplificados ações de solidariedade de movimentos sociais e entidades sindicais, como os sindicatos de bancários de todo o Paraná que arrecadaram toneladas de alimentos, além da distribuição de EPI's, ou ainda, a APP-Sindicato que além do repasse de alimentos e equipamentos de segurança, disponibilizou estrutura física para profissionais de saúde.

Confira na íntegra a edição no vídeo abaixo e não esqueça de anotar na sua agenda. Todas as quarta-feiras, às 11h30, o Quarta Sindical será transmitido ao vivo em FB.com/CUTdoParana e FB.com/BdFPR: