Sindicato dos Bancários de Curitiba lança projeto Basta! Não irão nos calar
Canal de Atendimento seguro para fazer o acolhimento de mulheres vítimas de violência, além do auxílio jurídico e psicológico faz parte das ações do programa
Publicado: 24 Março, 2025 - 09h44
Escrito por: SEEB Curitiba

Sindicato dos Bancários e Financiários de Curitiba e região está implementando, neste mês de março, o projeto “Basta! Não irão nos calar”, uma iniciativa para o atendimento de mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. Sob coordenação da Contraf-CUT e em parceria com o Instituto Alice Quintilhano, o projeto disponibiliza um Canal de Atendimento seguro para fazer o acolhimento de mulheres vítimas de violência, além do auxílio jurídico e psicológico e o encaminhamento para a Justiça ou para serviços públicos de apoio.
📱 Canal de Atendimento: (41) 99279-7838
“O lançamento do Basta! em Curitiba e região reafirma o compromisso do Sindicato com a luta por igualdade, justiça e direitos. Essa iniciativa é mais uma ação que tem por objetivo combater um problema que afeta milhares de mulheres todos os dias: a violência doméstica e familiar. Sabemos que, além de um grave problema social, a violência contra as mulheres é uma violação dos Direitos Humanos e, como tal, deve ser combatida de todas as formas. Esperamos que as bancárias e financiárias se sintam seguras para fazer a denúncia e que nenhuma violência de gênero seja silenciada!”, explica Samanta Almeida, secretária de Igualdade e Diversidade do Sindicato.
“A iniciativa do Sindicato é de suma importância para que as bancárias que estão sofrendo violência doméstica tenham o apoio necessário para sair do ciclo da violência e não venham a ser vítimas de um feminicídio. Os atendimentos serão sigilosos e todas as orientações necessárias serão fornecidas de acordo com o caso concreto. A luta é pelo fim da violência doméstica, pela vida e por uma sociedade segura para as mulheres!”, acrescenta a advogada do Instituto Alice Quintilhano Gessika Cristine Bonetto.
Canal de Atendimento do Sindicato está previsto na CCT
A implementação do projeto Basta! enquanto Canal de Atendimento disponibilizado pelo Sindicato na prevenção da violência doméstica e familiar também é um direito de bancárias e financiárias garantido nas Convenções Coletivas de Trabalho (CCT). A medida está prevista na cláusula 122 da CCT da categoria bancária e na cláusula 62 da CCT da categoria financiária.
Histórico do projeto Basta! Não irão nos calar
O projeto Basta! Não irão nos calar é uma iniciativa do Sindicato dos Bancários de São Paulo, que, desde 2021, está sob a coordenação da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT). A entidade oferece assessoria para a instalação do projeto junto aos Sindicato, com preparação de equipes, criação de protocolo de atendimento e de protocolos de segurança, tanto para as equipes quanto para as mulheres que buscam atendimento, curso de formação e mapeamento dos serviços públicos locais.
“O projeto tem como objetivo fazer o acolhimento, o encaminhamento para serviços públicos e o auxílio para que mulheres vítimas de violência tenham acesso à Justiça, seja com medidas protetivas de urgência, rompimento de vínculo com o agressor ou mesmo na responsabilização penal do mesmo”, explica Phamela Godoy, advogada e coordenadora do Basta!.