Sintrapav/PR conclui assembleias de aprovação da pauta de reivindicações

Categoria define Campanha Salarial de 2023 e a luta agora será na mesa de negociação com os patrões

Publicado: 03 Abril, 2023 - 11h52

Escrito por: Sintrapav PR

Sintrapav

Após um mês inteiro de pé na estrada, milhares de quilômetros percorridos por esse Paranazão afora e 47 reuniões com os trabalhadores, o Sintrapav/PR concluiu na última quinta-feira (30) a rodada de assembleias de aprovação da pauta de reivindicações da categoria da construção pesada.

Todo esse trabalho para apresentar a pré-pauta e ouvir as demandas dos trabalhadores é apenas a primeira etapa da Campanha Salarial 2023. Agora o Sintrapav/PR parte para a tarefa de sistematizar todas as propostas que saíram das assembleias e construir a pauta de reivindicações que será entregue ao sindicato patronal (Sicepot).

Entre as reivindicações desta Campanha Salarial, destaque para as lutas por recomposição da inflação e ganho real nos pisos e salários da categoria, ampliação da PLR, pagamento da cesta-básica em valores monetários (e não mais em produtos), aumentos no vale-refeição, seguro de vida e demais benefícios econômicos da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).

Após a entrega do documento, os sindicatos de trabalhadores e patrões irão estabelecer um calendário de reuniões de negociação em torno da pauta, visando a renovação da CCT, que é o instrumento jurídico que regulamenta as condições de trabalho e direitos dos empregados do setor.

A data-base da categoria é em 1º de junho. A expectativa é de que até lá as tratativas estejam concluídas. “Vamos em busca da manutenção dos direitos da CCT e conquista de outros. Isso só será possível se a nossa base estiver mobilizada, sindicalizada e sincronizada com o Sindicato. É como eu sempre digo nas assembleias, o tamanho das nossas conquistas será exatamente igual ao da nossa participação na luta. Juntos sempre somos mais fortes”, afirma Raimundo Ribeiro dos Santos Filho (Bahia), presidente do Sintrapav/PR.