MENU

Trabalhadoras domésticas debatem pautas de luta na CUT Paraná

Encontro aconteceu no sábado (27) e deve resultar na ampliação de campanha de filiação ao sindicato da categoria

Publicado: 30 Abril, 2024 - 08h41

Escrito por: CUT-PR

notice

Neste sábado (27) a CUT Paraná sediou a roda de conversa "Economia do Cuidado e Trabalho Doméstico no Brasil". O encontro, que aconteceu ao longo de todo o dia, foi promovido pela Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad).

“Foi um ótimo evento. O objetivo foi alcançado, o apoio foi ótimo. A presença do Márcio, presidente da CUT Paraná, também foi ótima. Como resultado vamos articular a eleição do sindicato em Curitiba e ampliar a nossa campanha de filiação, ao sindicato, claro, mas também em todas as nossas entidades de representação da nossa categoria, tanto em outras cidades do Paraná, quanto no plano nacional” explica a dirigente da Fenatrad, Ernestina dos Santos Pereira.

De acordo com ela, este foi apenas o ponto de partida para uma intensa troca de informações para articular ainda mais a luta da categoria. “Agora vamos nos ajudar por meio de grupos de WhatsApp e reuniões online. Vamos também ampliar a campanha de filiação ao sindicato e com isso reforçar a organização e a luta por respeito a esta categoria. Muita gente depende das trabalhadoras domésticas, porém não as reconhecem nem como pessoas. Ainda encontramos, em vários momentos, pessoas trabalhando em situação de análoga à escravidão. Mas conseguimos nosso objetivo que era nos unir na nossa luta regional em sintonia com todo o Brasil e o mundo a partir da nossa federação internacional”, completou.

“A CUT Paraná fica feliz em poder servir de espaço para organizar as trabalhadoras domésticas e espera que os frutos deste encontro possam ser a semente para retomar a organização das trabalhadoras do Paraná, voltando a colocar em funcionamento o sindicato, instrumento essencial de luta e empoderamento de toda a categoria”, enfatizou o presidente da CUT Paraná, Marcio Kieller.

Também estiveram presentes no encontro representantes da Rede de Mulheres Negras do Paraná, da ONG Usina de Idéias e do Conselho Municipal da Mulher de Curitiba.