Trabalhadores da alimentação entram em greve na terça-feira (17)

Categoria vai cruzar os braços na unidade de Carambeí

Publicado: 10 Outubro, 2017 - 12h38

Escrito por: CUT Paraná

Os trabalhadores e trabalhadoras da empresa Lactalis do Brasil decidiram em assembleia na última sexta-feira (6) que vão cruzar os braços a partir da terça-feira (17) na unidade de Carambei. Segundo o sindicato da categoria, a empresa fez alterações nos planos de saúde que inviabiliza sua manutenção por parte dos trabalhadores.

Com a mudança o sistema passará de pós pago para pré-pago com coparticipação dos trabalhadores, com uma mensalidade de R$ 144 ou 10% do salário. Além disso, será cobrado 40% do valor de cada consulta médica. Segundo o sindicato, não foi realizada nenhuma negociação com a categoria antes da mudança.

Os trabalhadores também reclamam do processo de automação iniciado com a empresa, que segundo o sindicato, já foi responsável por exterminar mais de 20% dos postos de trabalho na unidade. “A Lactalis de Carambeí instalou câmaras de vigilância nos locais de produção inibindo inclusive a ida de funcionários ao banheiro, restando claro que quer aumentar seus lucros às custas da alteração do plano de saúde dos trabalhadores”, diz o comunicado do Sintac. O texto ainda afirma que os trabalhadores buscaram barrar os retrocessos, contudo, sem sucesso na negociação o que levou a categoria ao estado de greve.

A Lactalis do Brasil é dona das marcas Batavo, Parmalat, Elegê e Président.