Trabalhadores da construção civil de Curitiba dão início à campanha salarial 2022

Categoria reivindica reajustes nos pisos e salários de acordo com o índice da inflação na data-base, ganho real nos vencimentos e faixas salariais e aumento do vale compras, entre outros itens

Publicado: 11 Abril, 2022 - 12h33 | Última modificação: 11 Abril, 2022 - 13h43

Escrito por: Sintracon Curitiba

Gibran Mendes / CUT Paraná

Os trabalhadores da construção civil de Curitiba e Região Metropolitana aprovaram a pauta de reivindicações da Campanha Salarial 2022, em assembleia realizada na noite de sexta-feira (08), no auditório da sede social do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil (Sintracon).

Os principais pontos da pauta são os reajustes nos pisos e salários de acordo com o Índice de Preços ao Consumidor (IPCA), do Instituto Brasileiro e Geografia e Estatística (IBGE), na data-base da categoria (1º de junho), ganho real nos vencimentos e faixas salariais, aumento do vale compras, recomposição do capital básico do seguro de vida e manutenção de todos os direitos previstos na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da Construção Civil de Curitiba.

O presidente do Sintracon Curitiba, Lauro Grunevald, disse na assembleia que a categoria tem grandes desafios para serem superados nesta Campanha Salarial. “Além de ser uma negociação de pauta cheia, ou seja, com a discussão das cláusulas econômicas e sociais na mesa, vivemos um período de longa crise econômica, com a disparada da inflação, que já ultrapassou os dois dígitos e neste mês de março chegou ao patamar de 11,30%, de acordo com o IPCA/IBGE, o que deve tornar as tratativas sobre as nossas reivindicações com os patrões mais difíceis”.

Inflação dispara em março e já é a maior alta desde a criação do Real há 28 anos

O Sindicato também irá realizar assembleias nos canteiros de obras para ouvir as sugestões do máximo possível de trabalhadores e incrementar a pauta que será entregue aos patrões.

“Vamos percorrer as obras e conversar com os companheiros nos locais de trabalho para reunir mais sugestões na nossa pauta de reivindicações e também para mobilizar a categoria nesta Campanha Salarial”, afirmou Lauro. “A nossa união e mobilização serão fundamentais para que conquistemos um bom acordo de renovação da CCT”, concluiu.

Saiba o que é Convenção Coletiva de Trabalho (CCT)

Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) é um acordo negociado entre sindicatos que defendem os trabalhadores e os sindicais patronais, que defendem as empresas. O instrumento está previsto na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

A CCT reúne uma série de regras trabalhistas específicas de cada categoria profissional cujos sindicatos negociam os percentuais de reajustes salariais e benefícios.

Os acordos fechados nessas negociações valem para todos os trabalhadores e trabalhadoras da empresa, sejam sócios ou não dos sindicatos.

A CCT tem prazo de duração de, no máximo, dois anos.