MENU

Trabalhadores dos Correios realizam assembleia e podem cruzar os braços

Em Curitiba, categoria estará reunida às 19h desta terça-feira (16) na sede do Sintcom-PR

Publicado: 16 Dezembro, 2025 - 12h18 | Última modificação: 16 Dezembro, 2025 - 14h03

Escrito por: CUT-PR

Ascom / Sintcom-PR
notice

Em negociação com a empresa desde o dia 29 de julho, trabalhadoras e trabalhadores dos Correios podem cruzar os braços. Com a data-base vencida e o esgotamento das negociações, a categoria realiza hoje uma série de assembleias para decidir se entra ou não em greve por tempo indeterminado. Em Curitiba, será às 19h, na sede do Sintcom-PR, no bairro Rebouças.

“Em vez de apresentar propostas que valorizem a categoria, a empresa colocou sobre a mesa uma pauta de retrocessos. Entre eles está a retirada do vale-alimentação de Natal, um direito histórico que sempre fez parte da convenção coletiva. Mas há outros pontos gravíssimos, como o caso do plano de saúde, que a empresa deseja nao ser mais a mantenedora. Como ficará uma vez que já está precarizado e com aumentos constantes de mensalidades, coparticipação e sem atendimento de credenciados pro falta de pagamento? Mais uma medida que atinge diretamente a qualidade de vida e a segurança dos trabalhadores e de suas famílias”, destaca a secretária-geral do Sintcom-PR, Elisabete Ortiz.

"O Correios é uma empresa estratégica. Por este motivo suas trabalhadoras e seus trabalhadores também devem ser tratados com tal importância. Há uma série de pontos importantes nesta pauta e que não podem ser deixados de lado. Tampouco é possível achar normal que as negociações se arrastem por tanto tempo. Todos na assembleia e todo apoio à categoria. A CUT Paraná está na luta com vocês", destacou o presidente da CUT Paraná, Marcio Kieller. 

Ainda de acordo com ela, a empresa também propõe a implantação da jornada 12x36, o que seria o aprofundamento definitivo da precarização das condições de trabalho da categoria. O fechamento de mil unidades próprias também preocupa os trabalhadores e trabalhadoras dos Correios, com o anúncio da demissão de 15 mil pessoas por meio de um PDV. “Mais desemprego e insegurança para todos nós”, completa Elisabete Ortiz.

Elisabete ainda elenca uma série de outros problemas e retrocessos, como a recusa em pagar de forma retroativa à data-base de 1º de agosto. “Curiosamente, enquanto os trabalhadores são chamados a ‘apertar o cinto’, o alto escalão recebeu aumento de 14% apenas neste ano”, ironiza a dirigente do Sintcom-PR. “Por todos esses motivos, esperamos uma forte participação nas assembleias em todo o Brasil, inclusive no Paraná e em Curitiba”, finaliza a secretária-geral do Sintcom-PR.

 

:: Serviço: Assembleia do Sintcom-PR

:: Data: Terça-feira, 16 de dezembro

:: Horário: 19h

:: Local: R. Eng. Rebouças, 1595 - Rebouças. Curitiba-PR.