Greve Nacional dos entregadores por aplicativos no Quarta Sindical
Entregador e jovem que exerceu a função falam sobre a precarização do trabalho e o movimento que parou as entregas nesta quarta-feira (1)
Publicado: 01 Julho, 2020 - 15h23
Escrito por: CUT-PR

A Greve Nacional dos Entregadores por Aplicativos foi a pauta do Quarta Sindical desta semana. Ao lado dos apresentadores, Márcio Kieller e Ana Caldas, Douglas, entregador que falou por telefone sob a condição de anonimato e o ex-entregador e atual diretor da União Paranaense dos Estudantes (UPE), Luca Eduardo Zulin, falaram sobre as condições de trabalho e a super exploração destes trabalhadores e trabalhadoras.
“Nossa greve é devido a vários fatores. Um deles, por exemplo, é que eu trabalho com o aplicativo da Uber Eats. Neste caso, quando estamos sem tarifa dinâmica, ela paga R$ 3,50 para andar até 7km. Isso não paga nem um remendo”, apontou Douglas. Segundo ele, muitas vezes é necessário rodar até 10 horas por dia até R$ 60 por dia. “Quando trabalhava com a Rappi precisava ir ao mercado, pegar dois galões de água ou um bujão de gás para levar nas costas. Era muita dor”, completou.
:: Clique aqui e confira o Manifesto da CUT-PR de apoio à greve.
Já Douglas apontou o recorte da exploração da juventude, que hoje devido aos fatores econômicos, não tem perspectiva. “Vemos uma inserção maior dos jovens sobretudo quando o trabalho é com a bicicleta, que foi como eu trabalhei um tempo e é ainda mais precarizado. O que existem são pessoas como se fossem empregados de si mesmo com uma lógica mentirosa de super exploração por trás deste discurso”, afirmou.
As principais reivindicações do movimento, outros problemas relacionados a reparos dos equipamentos, furtos, pagamento de instrumentos básicos de trabalho como a internet, valores pagos às trabalhadoras e trabalhadores, entre outros assuntos você confere assistindo a íntegra da edição no vídeo abaixo.
Não esqueça de anotar na sua agenda. Todas as quarta-feiras, às 11h30, o Quarta Sindical será transmitido ao vivo em FB.com/CUTdoParana e FB.com/BdFPR: