MENU

Plenária organiza mobilização contra a reestruturação do Banco do Brasil

Reunião, em ambiente virtual, também teve como objetivo tirar dúvidas da categoria sobre a situação no BB

Publicado: 05 Fevereiro, 2021 - 10h05 | Última modificação: 05 Fevereiro, 2021 - 12h29

Escrito por: CUT-PR

Reprodução
notice

A Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Estado do Paraná (Fetec-CUT-PR) realizou nesta quinta-feira (4) uma plenária estadual de mobilização contra a reestruturação do Banco do Brasil. O objetivo foi organizar os trabalhadores e trabalhadoras, além de tirar as dúvidas sobre os próximos passos da mobilização. 

“Estamos enfrentando um período muito difícil e que busca uma reorganização. Um ataque do capital que vem no momento de fragilidade da sociedade brasileira. Não só dos sindicatos, mas da sociedade como um todo. É a hora que maquiavelicamente os empresários se aproveitam para fazer as maldades. Isso faz com que tenhamos que buscar uma nova forma de organização e luta. No início da semana tivemos uma sinalização clara com a eleição da mesa da Câmara e do Senado. O dinheiro e a histórica distribuição de cargos e proventos desmanchou o bloco de oposição. A política do baixo claro, dos que ficam escondidos e que historicamente dominam a política brasileira. Isso demonstra que vamos precisar nos organizar e lutar mais. As frentes, junto com a CUT, organizaram um calendário de lutas que já começou no dia 23 com a grande carreata. Agora, mais de cinco mil bancários podem perder seu emprego”, analisou o presidente da CUT Paraná, Marcio Kieller. 

“Esperamos uma grande assembleia, com massiva participação para aprovar o estado de greve e a paralisação no dia 10. Há funcionários que possam estar pensando que o processo de reestruturação ainda não o impactou de forma direta, mas quero dizer que esse processo não é de peça única. É um passo inicial para culminar na privatização. O governo quer a privatização e o presidente do banco, André Brandão, foi para o Banco do Brasil para prepará-lo para privatização”, alertou o presidente da Fetec, Deonísio Schmidt. 

Nesta sexta-feira (5) será realizada uma assembleia com a participação dos sindicatos da base da Fetec, que inclui Curitiba, Apucarana, Arapoti, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Guarapuava, Londrina, Paranavaí, Toledo e Umuarama. A votação está aberta até às 18h por meio eletrônico. Bancárias e bancários podem participar clicando aqui. 

:: Veja também: Quarta Sindical e O desmonte no Banco do Brasileiros

Confira como foi a plenária no vídeo abaixo: